Artigo do Blog

Posts Populares

Facebook Front Enge

Construção Sustentável: 5 materiais que você deve usar na sua obra
10 de Janeiro de 2018

Construção Sustentável: 5 materiais que você deve usar na sua obra

Sustentabilidade é um conceito que tem sido fortemente empregado no segmento da construção civil, notadamente nas últimas décadas. Isso porque a natureza vem dando os seus primeiros sinais de esgotamentos.

Na construção civil esse conceito reveste-se de uma relevância ainda maior, afinal, os números do desperdício nesse tipo de atividade ainda são alarmantes.

Para se ter uma ideia da dimensão do problema, um estudo desenvolvido por especialistas de mais de 15 universidades brasileiras, em parceria com o Instituto Brasileiro de Tecnologia e Qualidade na Construção Civil (ITQC) e com o Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (PCC-EPUSP), revelou que as perdas em materiais, como a argamassa, por exemplo, podem chegar 90%.

Pensar em novas tecnologias e alternativas é, portanto, questão de ordem. E é esse assunto que iremos abordar em nosso artigo de hoje. Listamos 5 materiais sustentáveis que podem ser utilizados em diversos tipos de obras, especialmente as de expansão física de um empreendimento. Confira:
1 – Pré-fabricados

Quando o assunto é sustentabilidade, pré-fabricado é uma das primeiras ideias que vem à cabeça. Esse tipo de material é fabricado e levado pronto ao canteiro: e isso faz com a geração de resíduo seja próxima de zero.

Além do mais, os pré-fabricados conferem maior rapidez tanto na execução como na montagem das estruturas, o que possibilita o controle efetivo sobre as frentes de trabalho e sobre o cronograma das obras — com diminuição das interferências no entorno da obra e impactos positivos na redução da poluição ambiental.
2 – Madeiras

A madeira é um insumo largamente utilizado na construção civil, seja nas etapas construtivas, nas fôrmas para concretagem, ou de forma definitiva, como nas esquadrias, por exemplo. Nesses casos, o ideal é optar por madeira de origem reconhecida: exigir o selo de origem florestal, é fundamental, pois isso assegura que a madeira é oriunda de áreas reflorestadas.
3 – Tintas naturais

Não existe uma obra de qualidade sem um bom acabamento, não é mesmo? Ou seja, esse item é indispensável. Por isso mesmo, é importante assegurar sustentabilidade também nesse aspecto.

Escolher tintas naturais, à base de água e óleos vegetais, é uma excelente opção, afinal elas quase não exalam cheiro. Além do mais, esse tipo de tinta é livre de substâncias tóxicas que podem ser prejudiciais ao meio ambiente e à saúde das pessoas.
4 – Equipamentos que economizam água

A crise hídrica é uma realidade em nosso país, por isso, economizar água também é uma medida indispensável para a sustentabilidade na construção. Nesse sentido, o mais recomendável é adotar equipamentos que sejam pautados na economia de água, como é o caso das torneiras dotadas de dispositivos de redução de vazão ou com sensor de presença.

É possível ainda economizar água por meio dos vasos sanitários com dispositivos de controle de descarga (meia descarga para dejetos líquidos e descarga completa para sólidos) e sistema de aproveitamento de águas de chuva.
5 – Iluminação em LED

Um bom projeto de iluminação faz toda a diferença num ambiente. Mas é preciso pensar não somente na questão estética: é indispensável levar em consideração também a questão da sustentabilidade. A iluminação em LED, nesse quesito, é praticamente imbatível.

Além de gastarem menos energia e não produzir calor, esse tipo de lâmpada possui uma vida útil cerca de 40 vezes maior, quando comparadas às tradicionais lâmpadas incandescentes. Em resumo: uma vida útil longa em um produto menos agressivo ao meio ambiente. A solução perfeita!

Essas são apenas algumas das tecnologias passíveis de utilização para uma construção sustentável e racional. Existem outras, mas o fato é que não há mais espaço para tecnologias ultrapassadas e ineficazes. Inovar é preciso!

E você, já vem utilizando alguma dessas técnicas em seus projetos de expansão e assim, tem garantido uma construção sustentável? Conhece outras tecnologias sustentáveis aplicáveis aos canteiros de obras? Compartilhe conosco a sua experiência, deixando um comentário!

Escrito por Precon Engenharia

Se você precisar de serviços da Front Enge. Podemos te ajudar!

Contate-nos