Artigo do Blog

Posts Populares

Facebook Front Enge

Reforma de fachadas: Confira orientações de especialistas para pintura e textura
05 de Fevereiro de 2018

Reforma de fachadas: Confira orientações de especialistas para pintura e textura

Existem alguns sinais clássicos de que chegou a hora de investir em uma nova pintura para as fachadas de casas e edifícios e, em geral, esses pequenos sinais são majoritariamente encontrados na textura das paredes. Além da comum perda de vivacidade da cor, outros fenômenos como bolhas, descascamento e fissuras podem ser sintomas de que a tintura da sua fachada já ultrapassou o prazo de validade. A exposição diária da tintura anterior naturalmente faz com que a pintura se deteriore e seja necessária uma nova camada de tinta. Se esse for o seu caso, confira algumas dicas valiosas para reforma de fachada!

Escolha a melhor época do ano
Quando se trata de reforma de fachada é importante levar em consideração o período do ano em que o procedimento acontecerá. Isso porque escolher épocas em que haja muito sol ou muita chuva pode ser extremamente prejudicial para o resultado final das obras. É claro que fenômenos climáticos podem variar de região para região, mas, de forma geral, o intervalo que vai do início de abril até o fim de setembro costuma ser o ideal para pinturas em fachadas. Atenção especial aos períodos chuvosos, em que a umidade pode prejudicar muito a aplicação de tintas.

Invista numa boa limpeza antes da reforma
Lavar sua fachada antes de reformá-la é uma etapa imprescindível para o sucesso da aplicação de sua tinta ou textura. A limpeza ideal deve ser feita com a ajuda de um hidro jato, que ajudará a remover microorganismos que dificultariam a reforma da fachada. O procedimento também ajuda a identificar imperfeições na textura que precisam ser corrigidas antes da aplicação da tinta.

Inclua os detalhes arquitetônicos em seu planejamento
Na hora de investir na pintura ou aplicação de textura em sua fachada é importante levar os detalhes do prédio ou casa em consideração. Os adornos arquitetônicos, por exemplo, são detalhes que costumam ser subestimados, mas que possuem um grande impacto no resultado final. Elementos como arremates e arestas pouco inclinados precisam de atenção redobrada, porque podem fazer a tinta escorrer e prejudicar o resultado final. Dedique um olhar especial também para cavidades que podem esconder manchas e funcionar como uma espécie de depósito de armazenamento de sujeiras, afetando o fator estético e também a vida útil de sua pintura.

Falando em detalhes arquitetônicos, um excelente investimento é o acréscimo de elementos que não sejam apenas esteticamente agradáveis, mas que também facilitem o processo de escoar água. Peitoris e cornijas, por exemplo, funcionam como uma proteção para a fachada da construção, já que evitam que a água da chuva escorra diretamente pela fachada do prédio, aumentando a vida útil da reforma da fachada do mesmo.

Pense a longo prazo
Comprar uma boa tinta, que prometa uma longa vida útil, é o primeiro passo para garantir uma fachada bonita com alta durabilidade, mas não é o único. Garantir uma longa durabilidade para a reforma da sua fachada é um conjunto de bons materiais, boa mão-de-obra, aplicação de técnicas adequadas durante a reforma e, é claro, manutenção constante do resultado final. Assim, os resultados de sua reforma durarão por muito mais tempo!

Se você precisar de serviços da Front Enge. Podemos te ajudar!

Contate-nos